Criar uma Loja Virtual Grátis
DEPENDÊCIA QUÍMICA
DEPENDÊCIA QUÍMICA

ALCOOLISMO

O alcoolismo é  definido como o consumo consistente e excessivo de bebidas alcoólicas ao ponto que este comportamento interfira com a vida pessoal, familiar, social ou profissional do indivíduo e podendo potencialmente resultar em condições de doenças psicológicas e fisiológicas, assim como, por fim, na morte.

O alcoolismo é uma doença, um transtorno psicológico sério, que necessita de tratamento. Não se deve confundir o tratamento do alcoolismo com o tratamento apenas da síndrome de abstinência. O tratamento do alcoolismo é complexo, multi-profissional e longo dependendo da persistência do paciente.

A desintoxicação trata os efeitos físicos do uso prolongado do álcool, mas na verdade não trata o alcoolismo. Após a desintoxicação, diversas técnicas e metodologias devem ser utilizadas para lidar com os aspectos psicológicos subconscientes que são relacionados à doença do alcoolismo, assim como proporcionar a aquisição de habilidades de prevenção à recaída, como assertividade e técnicas de relaxamento mais saudáveis.

 

Drogas

Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, uma vez introduzida no organismo, modifica suas funções, sensações, humor e comportamento. O termo droga, presta-se à várias interpretações, mas ao senso comum é uma substância proibida, de uso ilegal e nocivo ao indivíduo.

Tipos de Drogas

  • Naturais: aquelas que são extraídas de plantas. Ex: tabaco, cannabis, ópio.
  • Semissintéticas: produzidas através de modificações em drogas naturais. Ex: crack, cocaína.
  • Sintéticas: produzidas através de componentes ativos não encontrados na natureza. Ex: anfetamina.

Efeitos

Sob o efeito de determinadas drogas, o indivíduo parece ver além do comum em objetos, em gestos ou até mesmo no vazio, daí a utilização de termos como despersonalização, alucinação ou sintomas paranoicos e psicóticos na descrição do seu comportamento. Sob o efeito de drogas, algumas pessoas tendem a parecer mais introspectivas ou mais extrovertidas e agressivas, a depender do tipo de substância consumida, assim como do contexto de utilização e dos próprios traços de personalidade individual.

A dependência de drogas está relacionada tanto ao prazer produzido, usualmente designado como euforia, sensação de bem estar, estimulação ou entorpecimento (analgesia), como à compreensão deformada de seus efeitos nocivos (tóxicos) ao organismo, além dos mecanismos químicos ou crise de abstinência induzidos pela ausência da substância após um período de uso continuado. Ademais, ao adquirir drogas, o indivíduo se expõe a outros riscos - agressão, roubo, consumo involuntário de outras substâncias nocivas misturadas às drogas, prisão e etc.